O movimento Setembro Amarelo é uma das campanhas mais importantes e conhecidas do mundo. De olho em conscientizar sobre a prevenção ao suicídio e a importância da vida, foi criado em 2003 com a parceria entre a Organização Mundial de Saúde e a Associação Internacional pela Prevenção ao Suicídio.
Em 2015, o Centro de Valorização da Vida, a Associação Brasileira de Psiquiatria e o Conselho Federal de Medicina trouxeram a campanha para o Brasil pensando em diminuir perdas de vidas e entender melhor essas pessoas.
Para os idealizadores, a melhor forma de evitar a principal causa de morte de jovens é através de um bom diálogo e discussões que abordam o tema. Assim, podemos ajudar da melhor maneira, já que na maioria dos casos isso acontece devido a problemas vividos há algum tempo, como depressão, dependência química ou esquizofrenia.
A data também é importante pelo fato que, muitas vezes, a vida das pessoas que cometem suicídio mudou de maneira repentina, como termino de relacionamento, crises financeiras ou perda de pessoas próximas.
Devemos entender que o suicídio é uma realidade e que pode afetar qualquer pessoa que amamos em nossa volta.
Dicas para evitar e ajudar:
- Ouvir;
- Ficar calmo;
- Ser afetuoso e dar apoio;
- Levar a situação a sério;
- Permanecer ao lado da pessoa;
- Demonstrar preocupação.